Escolha uma Página

Mulheres em Movimento é bom exemplo de inclusão social e precisa ser ampliado

jul 9, 2020

O esporte é uma ferramenta importante para inclusão social e as prefeituras precisam estar atentas a isso, investindo de verdade na área. Esse foi o recado da live Trocando Ideia Com Filippi da última quarta-feira (8), que conversou com a ex-jogadora da Seleção Brasileira de Basquete e idealizadora do Instituto Lance Livre, Marta Sobral, e com a professora de educação física do Projeto Mulheres em Movimento, Luciana Avelino.

Como exemplo para a importância da inclusão social por meio do esporte, foi mostrada a experiência do programa Mulheres em Movimento, que existe há 31 anos em Diadema e surgiu na segunda administração do PT na cidade. Alunas e professoras que fazem parte do programa falaram de como ele mudou suas vidas, através das atividades físicas e do empoderamento que ele trouxe.

“O programa atua em três eixos: pertencimento, exercício de cidadania e questões de gênero”, explicou Luciana Avelino. “Quando uma aluna do Mulheres em Movimento vê outra aluna, não importa de que região de Diadema venha, ela se sente incluída, é como um sentimento de irmandade”, completou Luciana.

Apesar do sucesso reconhecido pelas alunas do programa, a atual administração da cidade não dedica o cuidado necessário para que ele mantenha suas atividades. Na época das administrações do PT, até 2012, o Mulheres em Movimento chegou a ter cerca de 6 mil alunas em todas as regiões de Diadema. Hoje, o programa atende cerca de 2 mil alunas apenas, um terço do número atendido na época do PT na prefeitura.

“Quando fui prefeito, nós tínhamos bairros onde as mulheres iam as reuniões do Orçamento Participativo e pediam uma sala de ginástica para ter acesso ao Mulheres em Movimento”, lembra Filippi.

“Por mais que as mulheres se empenhem para levar o legado do programa pra frente, é necessário o apoio do poder público para que ele sobreviva”, ressaltou Luciana Avelino. “As alunas precisam, por exemplo, de um espaço adequado e limpo para fazer suas atividades com dignidade”, afirmou.

Assista a live completa no vídeo abaixo: