Modelo de educação da Florestan Fernandes terá papel importante para superar crise do coronavírus

jul 16, 2020

A live Trocando Ideia Com Filippi da última quarta-feira (15), relembrou a construção do modelo de educação humanista da Fundação Florestan Fernandes nas administrações petistas em Diadema, onde o foco era não só a formação técnica dos trabalhadores para o mercado de trabalho, mas também o desenvolvimento de cidadãos conscientes do seu papel dentro da sociedade.

Para Filippi e os convidados da live, a ex-coordenadora pedagógica da qualificação social e profissional da Fundação Florestan Fernandes,Rosangela Gomes de Souza, e o ex-coordenador pedagógico de programas da juventude da Fundação, Ilacir de Jesus Chagas, esse modelo de educação humanista será fundamental para reduzir desigualdades que ficaram evidentes neste momento da crise do coronavírus.

“No processo de crise a gente precisa ter muita criatividade e resgatar o que é valoroso”, afirmou Rosângela. “A gente sempre ouviu por aí que Diadema é um laboratório das políticas públicas, então temos a chance agora de ser de novo um exemplo para o País e tirar a gente desse pandemônio”, disse Ilacir.

Ex-alunos e professores da Fundação Florestan Fernandes gravaram depoimentos para live lembrando o quanto o período de estudos na instituição mudou suas vidas. Inaugurada em 1996, na primeira administração de José de Filippi Júnior em Diadema, a Florestan Fernandes mudou a vida de muita gente. Só entre 2009 e 2012, período do último governo petista, foram quase 10 mil alunos formados.

Assista a live completa no vídeo abaixo: