As administrações petistas em Diadema, entre elas a de Filippi, fizeram muito na área econômica da cidade, gerando mais desenvolvimento e empregos para os moradores. Entre 2002 e 2012, o Produto Interno Bruto (PIB) de Diadema cresceu 10%, chegando a 112 mil empregos formais em 2012. A quantidade de indústrias cresceu 15%, o comércio 21,7% e serviços 10,9% desde 2009. Veja cinco grandes realizações que trouxeram mais emprego e renda a Diadema:
1 – Construção do Shopping Popular em 2001
Foram construídos 237 boxes para atender o comércio ambulante do Centro. O projeto virou referência nacional para organização de trabalhadores ambulantes.
2 – Criação do Pólo de Cosméticos em 2003
Com Filippi como prefeito, a administração de Diadema tomou a iniciativa de reunir as empresas do ramo de cosméticos da cidade e entidades do ramo produtivo para a formação de um Pólo de Cosméticos, fortalecendo a atuação desse setor econômico e gerando mais empregos para a cidade. O setor se tornou o segundo maior empregador da cidade, atrás do setor metalúrgico. Mais de 8 mil empregos diretos e 3 mil indiretos foram gerados.
3 – Ações na educação para formar mão de obra qualificada
Além das ações para fortalecer a indústria e o comércio, a prefeitura de Diadema na época de Filippi também agiu na educação para aumentar a qualificação da mão de obra. Teve a inauguração da Fundação Florestan Fernandes em 1996, que levou cursos técnicos gratuitos a população; a instalação do campus da Unifesp em 2007, trazendo cursos superiores na área química e industrial para a cidade; e a FATEC oferecendo o primeiro curso de Cosmetologia do país para atender a vocação do município com o Polo de Cosméticos.
4 – Atuação do Centro Público de Emprego, Trabalho e Renda
O centro teve atuação decisiva na intermediação de oferta e demanda por vagas de emprego, reduzindo os impactos da crise econômica global de 2009 na cidade. Captou no período de 2002 a 2012 mais de 37 mil vagas e garantiu aproximadamente 10 mil empregos.
5 – Parcerias com entidades para atender setores econômicos
A prefeitura de Diadema na época do PT desenvolveu várias parcerias com entidades como Sebrae, Senac para qualificação do comércio da cidade (Programa Bom Negócio). Foi desenvolvida também política de qualificação com Senai, Ciesp, sindicatos e a Associação Comercial de Diadema.
Nesta quarta-feira (29), a partir das 19h, Filippi baterá um papo ao vivo no Facebook e no YouTube sobre a renda básica, uma das alternativas mais debatidas em todo o País para diminuir desigualdades e impulsionar a economia na crise da pandemia. Clique aqui e saiba mais sobre esse bate papo.