5 vezes em que Filippi e o PT fizeram muito pelas mulheres em Diadema

ago 4, 2020

Com o PT na prefeitura, as mulheres ganharam lugar especial nas políticas públicas em Diadema. São ações que deixaram marcas até hoje na cidade, como o Mulheres em Movimento e a Casa Beth Lobo. Diadema virou referência nacional em políticas para as mulheres. Veja algumas dessas realizações.

1 – Programa Mulheres em Movimento em 1989
Desde a década de 70, as mulheres de Diadema buscaram se organizar para a prática de esportes na cidade. Em 1989, na segunda administração do PT, a organização ganhou status de política pública com a criação do Programa Mulheres em Movimento. Além do esporte, o grupo trouxe inclusão social e empoderamento para as diademenses.

2 – Inauguração da Casa Beth Lobo em 1991
A Casa Beth Lobo foi inaugurada na segunda administração do PT em Diadema, em 1991, como um centro de referência de atendimento às mulheres em situação de violência. Ela presta atendimento social, jurídico e psicológico, oferece cursos de capacitação para geração de renda, e realiza atividades socioeducativas de caráter preventivo sobre as temáticas de equidade de gênero e raça, violência contra a mulher, cidadania e direitos humanos. Até 2011, aniversário de 20 anos da entidade e período do último governo petista, foram realizados mais de 9 mil atendimentos pela casa.

3 – Criação de organismos públicos para elaboração de políticas às mulheres
Com o PT na prefeitura, as mulheres ganharam espaços efetivos para construção de políticas públicas. Entre 1993 e 1996, primeiro mandato de Filippi, foi criado o Conselho Municipal da Condição Feminina de Diadema. A governança regional, envolvendo todas as cidades do Grande ABC, também foi fortalecida com a criação do Grupo de Trabalho de Combate à Violência Contra a Mulher pelo Consórcio Intermunicipal do Grande ABC. Em 2004, no segundo mandato de Filippi, foi realizada a 1ª Conferência Municipal de Políticas Para as Mulheres (evento que se repetiria nos anos seguintes). Em 2010, período do último governo petista, foi criada a Coordenadoria de Políticas Públicas para as Mulheres.

4 – Mulheres da Paz entre 2009 e 2010
O programa, desenvolvido em parceria com o governo federal, estava dentro do conjunto de medidas que difundiram a Cultura de Paz em Diadema e ajudou a reduzir drasticamente os índices de violência na cidade. Mulheres moradoras de áreas com maior vulnerabilidade social recebiam uma bolsa-cidadã e participavam de cursos em temas de combate a violência (Lei Maria da Penha, direitos humanos, entre outros) e disseminavam esses temas em suas comunidades.

5 – Saúde da Mulher
As ações dos governos petistas ampliaram o atendimento a saúde em toda a cidade. No primeiro mandato de Filippi, entre 1993 e 1996, um dos programas criados foi o Saúde da Mulher. Durante as administrações do PT, Diadema investiu mais de 30% da verba da prefeitura em saúde e chegou a ser avaliada a melhor prefeitura na área em todo ABC e a segunda na região metropolitana de São Paulo. O Programa Saúde da Família chegou a alcançar 100% de cobertura da cidade na época do PT.