Filippi e o PT deixaram um grande legado para Diadema na área da cultura. Obras, políticas públicas e projetos que trouxeram orgulho ao diademense e fez a cidade ser reconhecida como importante polo de cultura popular. Vejam cinco grandes realizações petistas na área.
1 – Criação de 27 Pontos de Cultura na cidade
Diadema ganhou 27 novos pontos de cultura a partir do segundo mandato de Filippi na cidade (2001), atendendo a mais de 107 mil pessoas. Um deles foi inaugurado em 2007, o Museu de Arte Popular (MAP), o primeiro voltado ao gênero na região.
2 – Programa Leitura nas Fábricas
Com o PT na prefeitura, a cultura ia onde o trabalhador estava. O programa Leitura nas Fábricas, uma parceria entre Prefeitura, Sindicato dos Metalúrgicos do ABC e Ministério da Cultura, levou bibliotecas para 10 fábricas na cidade. Cada biblioteca recebia um kit com 650 exemplares de livros, CDs, DVDs, móveis, computador e impressora. Entre 2010 e 2011, foram mais de 6800 atendimentos nas bibliotecas. Infelizmente, o projeto foi extinto pela atual administração municipal.
3 – Diadema, a cidade da música
As administrações petistas criaram, apoiaram e estimularam iniciativas musicais em toda a cidade. Algumas dessas iniciativas foram: a Banda Jazz Sinfônica de Diadema, que chegou a participar de um dos maiores eventos de música do mundo, o Festival de Montreaux, na Suíça; a Banda Lira Musical de Diadema; os desfiles das escolas de samba no carnaval; a Casa do Hip Hop; e o projeto Diadema Rock. As três primeiras iniciativas foram canceladas pela atual administração.
4 – Bibliotecas e centros culturais em todas as regiões
As bibliotecas e centros culturais de Diadema ganharam um cuidado especial com o PT na prefeitura. Veja alguns dos centros culturais e bibliotecas novos ou reformados: Centro de Memória de Diadema; espaço Biblioteca Olíria de Campos Barros; Centro Cultural e Biblioteca Serraria; Centro Cultural e Biblioteca Eldorado; Centro Cultural e Biblioteca Inamar; Circo Escola Diadema; Observatório Municipal; Centro Cultural e Biblioteca Vila Nogueira; Biblioteca Interativa de Inclusão Vila Nogueira; Centro Cultural e Biblioteca Promissão; Centro Cultural Heleny Guariba – Ruyce; Sala de Leitura Luiz Ruffato – Ruyce; Centro Cultural Canhema – Casa Hip –Hop; Centro Cultural Taboão; Centro Cultural Paineiras; Bibliotecas Paineiras e Santa Luzia. Hoje, algumas dessas instalações estão abandonadas pela atual administração e várias estão sem funcionar, infelizmente.
5 – Atividades em todos os lugares
Além da construção e reforma de espaços físicos destinado a cultura, as administrações do PT também tiveram o cuidado de manter todos esses espaços ativos e abertos à população. Só entre 2009 e 2011, período do último governo petista, foram realizadas mais de 2700 atividades culturais em todas as regiões da cidade. Nas oficinas do Circo Escola foram atendidos mais de 1250 alunos. Foram realizadas 1492 sessões no Cine Eldorado. Um total de 23.450 pessoas participaram nas atividades do projeto Cultura de Rua. Quase 100 mil exemplares de livros e vídeos estavam disponíveis nas 8 bibliotecas de Diadema. Foram realizados 251 espetáculos no Teatro Clara Nunes, com curadoria dos Agentes de Cultura e ingresso gratuito para os moradores.