Escolha uma Página

5 vezes em que o PT e Filippi fizeram muito pela habitação em Diadema

ago 25, 2020

Se tem uma coisa que dá orgulho ao povo de Diadema é o trabalho feito nas seis administrações petistas na área de habitação. Quando o PT assumiu a cidade pela primeira vez, em 1983, Diadema era um local sem o mínimo de infraestrutura para moradia. Foi preciso muito trabalho e planejamento para estruturar a cidade e dar condições dignas de moradia a população. Filippi participou ativamente desse processo, primeiro como secretário de obras e depois prefeito. Veja cinco grandes realizações nessa área.

1 – 96 % de urbanização dos Núcleos Habitacionais
Quando o PT assumiu a primeira vez, em 1983, Diadema sofria com a falta de estrutura, ocupação desordenada e carência de planejamento urbano. Com muito trabalho, o cenário foi mudando. Em 1986, Filippi assumiria como secretário de obras e acelerou o processo de urbanização das favelas da cidade. No seu primeiro mandato como prefeito, entre 1993 e 1996, 80% das favelas foram urbanizadas. O sucesso foi tanto que a ONU reconheceu o trabalho de Diadema, o transformando em referência para outras cidades do mundo. Nos mandatos seguintes do Filippi e do PT, Diadema chegou ao índice de 96% de urbanização dos núcleos habitacionais, com construção de moradias populares, água, esgoto, iluminação pública, habitação e centros comunitários.

2 – Conjuntos Habitacionais
O PT ajudou a colocar tijolo em cada canto de Diadema. Alguns dos conjuntos habitacionais feitos pelas administrações petistas: Piratininga, Sanko – Vila Conceição, Conjunto Piraporinha II – Naval, Jardim Nordeste, Mazzaferro, Portinari, Piraporinha I – Naval, Gema, Serra Dourada, Júpiter, Gazuza, Conjunto Nova Naval – Serraria, Vera Cruz – Conceição, Parceria no Conjunto Habitacional Portinari (CDHU), Parceria no Conjunto Habitacional Casagrande (CDHU), Parceria no Conjunto Habitacional Rufino (CDHU), Parceria no Conjunto Habitacional Dona Ruyce Ferraz Alvim (CDHU).

3 – Programa Tá Bonito
Além de construir moradias populares e dar dignidade a população, as administrações petistas cuidaram de revitalizar as casas já existentes e também dar mais estrutura aos locais onde as casas ficavam. Foi criado o Programa Tá Bonito, que revitalizou 508 casas e fez obras de contenção em 15 Núcleos Habitacionais.

4 – Centros Comunitários
Espaços de convivência e troca de ideia, os Centros Comunitários estimulam a participação popular e a organização nos bairros e se tornam a segunda casa dos moradores, que podem debater melhorias para o entorno. Com o PT na prefeitura, foram construídos ou reformados 29 centros comunitários em todas as regiões de Diadema.

5 – Regularização fundiária
Além de construir casas, urbanizar o entorno e estimular a organização popular dos moradores, as administrações petistas também realizaram a regularização fundiária de terrenos e loteamentos populares pela cidade. É o caso do loteamento Ipoá, no Inamar, que beneficiou 45 famílias e do Loteamento de Interesse Social Jardim das Praias.