Quando esteve à frente da prefeitura, o PT levou a sério o transporte público, planejando e executando ações que melhoraram a vida do diademense na hora de se locomover pela cidade. Veja cinco grandes ações na área que o PT realizou.
1 – 100% de ônibus novos e modernos
Nas prefeituras comandadas pelo Filippi foi criado um sistema de transporte municipal com novas linhas por toda a cidade, com 100% de ônibus novos, modernos, com GPS, câmeras e adaptados, e integração com o sistema gratuito nos terminais Diadema e Piraporinha.
2 – Integração gratuita
Além dos ônibus novos, o morador de Diadema tinha direito a integração temporal, em até 50 minutos, o usuário pode trocar de ônibus pagando uma passagem. Hoje, a atual administração cortou esse benefício.
3 – Acessibilidade em 100% dos ônibus
Com o PT, Diadema foi pioneira na Grande São Paulo com 100% dos ônibus com acessibilidade.
4 – Novos veículos, novos caminhos
Além dos ônibus modernos e do benefício na passagem, as administrações petistas cuidaram das ruas da cidade, implantando centenas de novos cruzamentos semaforizados com equipamentos modernos, com sala de monitoramento e muitos abrigos de ônibus novos.
5 – Infraestrutura e muito trabalho no início de tudo
Quando o PT assumiu a primeira vez a prefeitura da cidade, em 1983, as ruas de Diadema eram quase todas de barro. Cerca de 80% delas não possuíam pavimento, guias, sarjetas, calçadas e drenagem. As avenidas, por onde passavam os ônibus, eram, em sua maioria, feitas com uma estreita faixa de asfalto precário onde as laterais eram disputadas por pedestres, ciclistas, águas pluviais e esgoto a céu aberto sobre a terra batida. Nessas perigosas vias circulavam poucos, velhos e lotados ônibus. Nesse cenário de guerra, o PT atuou com muito trabalho, dando estrutura às ruas e avenidas (asfalto, alargamento, guias, sarjetas, iluminação, etc), criando uma empresa pública de transporte coletivo (ETCD), com integração de tarifa municipal e intermunicipal. Até 2012, período da última administração do PT, Diadema possuía integração tarifária com a EMTU. A empresa de transportes metropolitanos passou a cobrar pela integração no mesmo ano, trazendo prejuízo a população. Nos anos seguintes, a atual administração abandonou a luta na justiça pelo fim da cobrança.
Nesta quarta-feira (2), a partir das 19h, Filippi baterá um papo ao vivo no Facebook e no YouTube sobre transporte público. Clique aqui e saiba mais sobre esse bate papo.