A saúde foi o tema principal do debate realizado pelo Grupo ABC News com candidatos a prefeito em Diadema, na noite desta segunda-feira (26/10). A construção de um novo Hospital Municipal foi um dos temas escolhidos na internet para todos os 12 prefeituráveis presentes responderem. Para Filippi, não é necessário construir um prédio novo, que custa caro e demora muito.
“Saúde sempre foi prioridade nos meus três governos. E continuará sendo. Nós vamos fazer com que a atenção hospitalar, que hoje acontece naquele prédio inadequado, seja transferido para dois espaços já existentes na cidade. Um atendendo os adultos, e outro atendendo as crianças”, defende Filippi. Ele ainda destacou a importância de investir em recursos humanos e tecnologia. “O que importa é o que vai dentro desses prédios, recursos humanos, recursos de tecnologia para atender bem as pessoas.”
DO Debate foi dividido em cinco blocos, e contou com a participação de jornalistas e da audiência do grupo ABC News. O primeiro bloco teve como temas principais, além da Saúde, o problema do Pancadão. “Vou resolver o problema do pancadão com autoridade e inteligência. Vou criar espaços adequados para que quem quiser curtir o som alto tenha esse direito sem perturbar a vizinhança.”
O debate prosseguiu com temas como economia, geração de emprego e a redução de gastos da Prefeitura. No último bloco, os candidatos tiveram um espaço para pedir o voto para a população. Filippi assumiu um compromisso com o povo de Diadema: “A prefeitura pode muito mais. Nós vamos fazer diferente, nós vamos fazer como a cidade já teve, uma saúde que funcionava, uma saúde que era orgulho para os moradores de Diadema, com remédio, médico, o Quarteirão da Saúde reequipado. Você, que está vivendo uma situação tão difícil, a pandemia agravando, com desemprego… A Prefeitura será parceira de vocês. Peço o seu voto, no 13. Por que temos a melhor equipe, que mais conhece a cidade e o melhor programa de governo.”
Chega de Fake News
O candidato Gesiel Duarte (Republicanos) disse durante o debate uma inverdade a respeito do custo final do Quarteirão da Saúde, obra realizada por Filippi. O Grupo ABC News concedeu direito de resposta para que Filippi estabelecesse a verdade.
“O Quarteirão da Saúde foi feito com a maior atenção, com o maior cuidado, com competência e teve a aprovação do Tribunal de Contas do Estado”.
Filippi também explicou que a obra do Quarteirão da Saúde foi dividida em duas etapas. Inicialmente, o projeto foi pensado para ter 14 mil m² e orçado em 27 milhões. Mas durante a construção, o Quarteirão teve a incorporação do Pronto-Socorro Central em sua segunda etapa, além de mais algumas salas, o que aumentou para 20 mil m² de área – e por consequência, o recurso total investido, que foi para 41 milhões de reais. Todo o processo de construção do Quarteirão da Saúde foi aprovado e pode ser conferido nos relatórios do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo.