Filippi assume compromissos na área cultural

nov 17, 2020

Ao assinar a carta de compromissos enviada pelo Fórum dos Conselhos de Cultura das cidades da região do ABCD, Filippi se comprometeu, se eleito prefeito, a desenvolver ações de políticas culturais nas suas mais variadas expressões. Entre elas, gastronomia, moda, artesanato, música, cinema, memória, livro, leitura, literatura, teatro, dança e cultura digital.

Entre os compromissos assumidos estão:

– a institucionalização do sistema municipal de cultura com criação de um conselho de política cultural pública e autônoma.
– a criação de um fundo de cultura para garantir a plena execução das propostas votadas nas conferências municipais.
– o aperfeiçoamento das políticas de livro, leitura e literatura nas bibliotecas, escolas e comunidades.
– a implementação dos planos de cultura.
– a criação de plataformas e aplicativos digitais com a publicação de indicadores culturais e cadastros atualizados.

“Esse reconhecimento da valorização da diversidade cultural e das expressões artísticas já existia nas minhas gestões e agora está contemplado no Programa de Governo Participativo”, disse Filippi.

Ele comentou que em seu governo a produção cultural local será valorizada com a retomada das programações dos centros culturais – hoje abandonados – com oferecimento de espetáculos e oficinas.

Entre outras ações, o Programa de Governo Participativo prevê a democratização do acesso às diversas linguagens artísticas por meio da viabilização de um grande espaço multicultural e musical, a rearticulação dos pontos de cultura, a retomada das festas populares, a reestruturação do Museu de Arte Popular, o resgate do projeto Leitura nas Fábricas e a criação da Orquestra Experimental de Diadema.