Escolha uma Página

Revista Prefeitos & Gestões: “Nossa maior luta agora é para vacinar a população”, diz Filippi

mar 17, 2021

O prefeito José de Filippi Júnior concedeu entrevista à edição impressa da revista bimestral Prefeitos & Gestões, publicada no final de fevereiro, para falar sobre as perspectivas neste inicio de quarto mandato, além de apresentar um balanço sobre o cenário que assume o Executivo Municipal em meio à uma das maiores crises sociais e econômicas do país – agravada pela pandemia do coronavírus.

“Com a campanha de conscientização, temos conseguido frear o avanço da pandemia. E com a chegada dos primeiros lotes da vacina, no dia 19 de janeiro, passamos a correr contra o tempo para imunizar prioritariamente os profissionais da linha de frente. Sabemos que ainda há muito a ser feito e que o trabalho da nossa equipe está só começando (…) É inegável que a nossa prioridade está na área da saúde neste momento”, diz Filippi.

A revista Prefeitos & Gestões chega aos 16.704 gestores municipais (prefeitos, vices e chefes de gabinete) eleitos nos 5.570 municípios do Brasil, “fornecendo a este público-alvo informações políticas, econômicas, sociais e culturais, que funcionam como autênticas ferramentas de apoio à boa governabilidade de seus respectivos mandatos”, conforme aparece no expediente da publicação.

Confira um trecho da entrevista: 

P&G: De modo geral, quais serão os principais desafios enfrentados nos próximos quatro anos na cidade de Diadema, sobretudo por conta da pandemia?

José de Filippi Júnior: O grande desafio da nossa gestão é devolver o orgulho que o diademense já sentiu pela cidade e que perdeu nos últimos anos. E faremos isso por meio de políticas públicas concretas que realmente façam a diferença na vida da população. Nossa meta a curto, médio e longo prazo é tornar Diadema uma cidade mais justa, inclusiva e humana. A criação da Ronda Cidadã, que tem a prevenção como prioridade, já tem dado resultados também na área de segurança pública. As mudanças já começaram!

P&G: Que estratégias serão adotadas para que os desafios que vêm com a pandemia sejam superados sem que a população seja prejudicada com as decisões?

José de Filippi Júnior: A pandemia infelizmente não acabou e a nossa prioridade máxima agora está na prevenção. Desde o dia 1º de janeiro está em andamento a campanha “Sua Vida Importa para Mim”. É a primeira resposta da nossa gestão no combate ao coronavírus. Com a campanha, temos conseguido frear o avanço da pandemia. Com a chegada dos primeiros lotes da vacina, no dia 19 de janeiro, passamos a correr contra o tempo para imunizar prioritariamente os profissionais da linha de frente. Sabemos que ainda há muito a ser feito e que o trabalho da nossa equipe está só começando.

Paralelamente ao Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, seguimos apostando em ações de conscientização e total transparência. Hoje, o diademense fica sabendo de tudo o que estamos fazendo pelas nossas redes e pelo site oficial, com boletim diário sobre o coronavírus e acompanhamento de todas as iniciativas do Executivo Municipal. Também criamos o Comitê Intersecretarial de Acompanhamento das Ações para o Combate à Covid-19. Na parte da economia, estamos em constante diálogo com o setor de economia solidária, com o comércio e com a indústria locais. Assim que concluirmos um diagnóstico preciso sobre a situação da cidade, vamos dar início a importantes projetos de geração de emprego e renda.

P&G: Essa é a quarta vez em que o senhor foi eleito prefeito de Diadema. Que avanços ocorreram desde a primeira vez que o senhor assumiu o mandato de prefeito até os dias de hoje?

José de Filippi Júnior: Não tem como falar de avanços sem lembrar do “modo petista” de governar. Foram em nossos governos que a cidade ganhou o que ela ainda tem de melhor. Dos principais equipamentos públicos às inovadoras políticas em áreas como saúde e segurança pública, falar de avanço é relembrar o nosso legado. Foi durante a minha gestão que Diadema ganhou o Quarteirão da Saúde, a Fundação Florestan Fernandes e investimos pesado em creches, fato que me garantiu o Prêmio Prefeito Amigo da Criança. Ainda na educação, fui o responsável pela instalação do campus da Unifesp em 2007. Quem vive na cidade há mais de 20 anos também não esquece que foi com a gente que Diadema começou a perder o rótulo de “cidade violenta”. Reduzimos em 65% os homicídios em 2 anos com a Lei de Fechamento dos Bares. Com os Anjos do Quarteirão, reduzimos 55% dos furtos e roubos em apenas um ano. Fechamos 2003 com o menor número de homicídios da década! Mas muitos desses avanços foram destruídos ou desmantelados nos últimos anos. E estamos aqui de volta à prefeitura para reconstruir nossa cidade e avançar ainda mais.

P&G: O que ainda precisa mudar?

José de Filippi Júnior: A principal mudança, como disse anteriormente, é na relação da gestão com o diademense. O povo depositou esperança nas urnas e é essa esperança que tem feito a gente trabalhar incansavelmente. Acredito na política como agente de transformação. É por meio dela que garantimos mais vagas em creches, melhoramos a qualidade das UBSs, lutamos para que a cidade receba a vacina e tornamos a cidade mais segura. Também é por meio da política que vamos mudar o jeito de governar a cidade. Diadema ficou muitos anos parada no tempo. Não tem como governar uma cidade hoje sem pensar também na inclusão de mulheres, negros, da população LGBTQIA+, das pessoas com deficiência e dos indígenas. Esses grupos hoje devem ser parte essencial das políticas públicas. Tudo depende da política.

(…)

Desde o dia 1º de janeiro está em andamento a campanha “Sua Vida Importa para Mim”. É a primeira resposta da nossa gestão no combate ao coronavírus. Com a campanha, temos conseguido frear o avanço da pandemia Com a chegada dos primeiros lotes da vacina, no dia 19 de janeiro, passamos a correr contra o tempo para imunizar prioritariamente os profissionais da linha de frente. Sabemos que ainda há muito a ser feito e que o trabalho da nossa equipe está só começando. Paralelamente ao Plano Municipal de Vacinação contra a Covid-19, seguimos apostando em ações de conscientização e total transparência. Hoje, o diademense fica sabendo de tudo o que estamos fazendo pelas nossas redes e pelo site oficial, com boletim diário sobre o coronavírus e acompanhamento de todas as iniciativas do Executivo Municipal. Também criamos o Comitê Intersecretarial de Acompanhamento das Ações para o Combate à Covid-19.

Da Redação com informações da revista Prefeitos & Gestões