Filippi e Benedito Mariano lançam livro por uma nova Segurança Pública

jul 21, 2023

A queda de índices criminais nos dois últimos anos como resultado da política de segurança cidadã implantada em Diadema foi o assunto que permeou o lançamento do livro ‘Por uma Segurança Pública Democrática, Cidadã e Antirracista’, ocorrido nesta quinta-feira (20) no Teatro Clara Nunes.

Esse foi o foco da fala do Secretário de Segurança Cidadã, Benedito Mariano, que organizou o livro como coordenador do Núcleo de Segurança na Democracia do IREE – Instituto para Reforma das Relações entre Estado e Empresa.

“Diadema não está na lisa das 163 cidades que se destacaram no número de mortes violentas intencionais, e nem na relação das 50 mais violentas. O índice de homicídios de Diadema é um dos menores do estado e do país”, disse o Secretário.

Ele lembrou que o papel do município na segurança pública é contribuir com políticas públicas de prevenção da violência. “A cidade de Diadema vai nesta direção, com a implementação de uma política de segurança cidadã, preventiva e comunitária e de integração com as polícias estaduais”, comentou.

Retomada da cultura de paz

O prefeito Filippi, que é um dos coautores do livro com o artigo ‘Um olhar constante para a segurança pública cidadã’, comentou que a saída de Diadema do mapa das cidades mais violentas mostra o sucesso da retomada dos programas de cultura de paz implantados nas suas gestões no início dos anos 2000.

“Diadema foi uma das duas únicas cidades do Estado que votou SIM no plebiscito sobre desarmamento realizado em 2005, e estamos nessa caminhada outra vez para reduzir a violência e os índices policiais da cidade”, disse o prefeito.

Em seu artigo no livro, Filippi defende que o enfrentamento à violência não se faz apenas na ponta do problema, porque a violência é o cenário construído por falta de oportunidades, pela ausência de ensino de qualidade e por um ambiente sem cultura, esporte e lazer.

O livro mostra a necessidade de promover reformas estruturais para a construção de um sistema de segurança pública democrático, cidadão e antirracista.