O prefeito Filippi recebeu a visita da ministra do Esporte, Ana Moser, a apresentou a obra do Quarteirão da Educação, complexo esportivo, cultural e de educação que está sendo construído na região Leste da cidade. Essa foi a primeira agenda oficial de um ministro do governo Lula na cidade.
Ana Moser conferiu o andamento da construção do equipamento que terá quase 25 mil metros quadrados de área construída com prédios para ensino fundamental, infantil e creche, quadras poliesportivas, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de teatro e cineteatro. A ideia é ter um supercomplexo esportivo, cultural e educacional em um bairro de alta densidade populacional e afastado do Centro.
A expectativa é entregar o Quarteirão da Educação no ano que vem. Além das oficinas, o prédio vai receber 1.800 estudantes, sendo 260 de 0 a 3 anos, 512 de 4 a 5 anos, 869 do ensino fundamental (1º aos 5º anos) e 224 da EJA (Educação de Jovens e Adultos, até a 8ª série).
A ministra também conheceu as instalações do Clube Municipal Mané Garrincha, no bairro Piraporinha, onde assistiu apresentações de ginástica artística e break, além da apresentação do coral do programa Mulheres em Movimento.
Ana Moser elogiou as políticas de esporte de Diadema e citou a cidade como referência no cenário nacional. “Em nome do governo do presidente Lula, estamos construindo políticas de esporte para chegar a cada vez mais brasileiros e brasileiras, a mais regiões do país e esperamos poder trabalhar juntos com vocês para, enfim, melhorar, aumentar e ampliar o que é oferecido para Diadema, que com certeza sempre é importante ampliar”, afirmou.
“Mas mais do que isso, usar dessas experiências como referência para outros lugares do país. Então, vocês são referência, muito obrigada pela recepção, por mostrar isso tudo hoje. E parabéns, vida longa aí à gestão municipal e a todas as frentes que vocês estão investindo e que consigam entregar cada vez mais para a cidade. Muito obrigada a todos vocês, muito obrigada mesmo”, declarou.
O prefeito de Diadema destacou o bom diálogo que se estabeleceu com a ministra do Esporte. “O Quarteirão da Educação e é uma equipamento que tem tudo a ver com o conceito que a ministra defendeu de integração entre educação, cultura, esporte, lazer, um conceito de educação integral”, citou. “A visão da ministra é muito correta, vem de encontro ao que nós acreditamos, de colocar professores de educação física desde aquele momento da educação infantil. Nós contratamos professores de educação física tanto para a Secretaria de Esporte e Lazer, como também para a Secretaria de Educação, levando em conta esse conceito”, citou.
O prefeito apontou, ainda, que quer estabelecer a discussão – e contar com o apoio da ministra – sobre a prática de esportes voltada para a criança com deficiência. “Nós já realizamos dois eventos na cidade, os Festivais de Atividades Físicas Adaptadas, e com muita participação da comunidade. É mais uma estratégia para integrar e incluir essas crianças”, concluiu.