Filippi busca recursos da Caixa para projetos e investimentos em Diadema

out 6, 2023

Depois que a Prefeitura de Diadema obteve liminar na Justiça recuperando a capacidade de obter crédito junto aos bancos públicos e privados, o prefeito José de Filippi Jr já se reuniu com a presidenta da Caixa, Rita Serrano, pleiteando recursos para investir nos projetos que estão sendo implementados na cidade. Diadema estava desde 2019 sem condições de conseguir recursos devido às dívidas deixadas pela gestão do ex-prefeito Lauro Michels (PV).

“Recuperar a capacidade de crédito é muito importante para a cidade, e não vamos medir esforços para aumentar os investimentos nos projetos sociais e na infraestrutura da cidade”, disse Filippi.

A presidenta Rita Serrano disse que é orientação do presidente Lula que a Caixa volte a ser protagonista do desenvolvimento do Brasil. “Vamos olhar com carinho as demandas da Prefeitura de Diadema e tudo que for possível fazermos para a cidade”, comentou.

Dívida é herança da gestão anterior

A Prefeitura ficou sem capacidade de conseguir créditos em razão da dívida deixada pela gestão do ex-prefeito Lauro Michels junto ao Instituto de Previdência dos Servidores de Diadema (Ipred) em valores que ultrapassam R$ 130 milhões.

De acordo com o secretário de Finanças, Francisco Funcia, a liminar só foi obtida depois que a Justiça reconheceu os esforços da gestão Filippi em diminuir o débito previdenciário. “Fizemos uma série de ações para regularizar a situação e a Justiça entendeu o nosso empenho em quitar essas dívidas”. Em 2021, a Prefeitura pagou R$ 107,7 milhões ao Ipred, referente à alíquota patronal e a dívidas repactuadas que não foram honradas pela gestão passada e já estavam inscritas na Dívida Ativa.

“Agora que temos condições para abrir linhas de crédito, estamos apresentando nossos pleitos para investirmos em projetos para a cidade”, declarou o secretário de Finanças.