Fechada há quatro anos sem uma explicação convincente do governo federal, a agência do INSS em Diadema deve ser reaberta em poucas semanas graças à insistência do prefeito José de Filippi Jr.
Logo que ele assumiu a Prefeitura para sua quarta gestão, em janeiro de 2021 iniciou negociações com a superintendência do INSS em São Paulo. Depois de dois meses os técnicos avaliaram positivamente dois imóveis, mas a falta de laudo técnico impediu a conclusão do processo de reabertura.
Na última quarta-feira (8), o prefeito retomou o assunto com Dulce Marin, gerente executiva do INSS regional, e saiu otimista do encontro. “Há dois anos a negociação não deu certo, talvez por falta de disposição do governo anterior. Mas agora, com o presidente Lula e a política de ampliação dos serviços do INSS, acredito que a agência do Instituto vai retomar o atendimento em poucas semanas”, disse Filippi.
Ele lembrou que a agência fora instalada em Diadema em 1995, durante sua primeira gestão à frente de Diadema, quando a Prefeitura alugou o imóvel e o cedeu para o INSS, mas 28 anos depois seus serviços foram interrompidos.
A gerente Dulce Marin afirmou que engenheiros da superintendência do INSS de São Paulo vão visitar os dois imóveis já avaliados, “e em seguida a gente vai fazer uma proposta para a Prefeitura”.
Filippi disse que a disposição e sintonia demonstrada pela gerente executiva do INSS faz toda a diferença. “Foi dado um passo importante e estou certo que o final será feliz para a cidade”, concluiu.