Uma das principais ações feitas pelo prefeito Filippi para tirar Diadema do mapa da violência nos anos 2000, o Adolescente Aprendiz voltou com tudo a partir de 2021. Instituído como política pública permanente, o programa foi recuperado após anos de abandono pela gestão anterior e já tem transformado a vida de jovens da cidade.
O Adolescente Aprendiz consiste em oferecer cursos e ensinos no contraturno escolar em troca de bolsa. São duas categorias: os adolescentes de 14 e 15 anos recebem a bolsa ‘Primeiros Passos’, no valor de R$ 150; já os jovens de 16 e 17 anos recebem a bolsa ‘Travessia’, no valor de R$ 300.
Mais de 1.300 jovens foram contemplados desde o retorno do Adolescente Aprendiz pelo governo Filippi, e agora a tendência é ampliar ainda mais. Isso porque o Ministério do Trabalho e Emprego entrou como parceiro da região do ABCD para aumentar a capacidade do Adolescente Aprendiz.
O Programa Manuel Querino de Qualificação Social e Profissional, resultado da parceria do Ministério do Trabalho, Consórcio Intermunicipal Grande ABC e UFABC Universidade Federal do ABC, vai ofertar 3.750 vagas para adolescentes e adultos, 2.650 das quais destinadas a Diadema. As inscrições terminam nesta sexta e podem ser feitas NESTE LINK
“O Adolescente Aprendiz é um dos programas que eu mais me orgulho de ter criado. Foi feito em um período onde os jovens de Diadema não tinham opção. Agora têm. E é sempre uma alegria muito grande encontrar com jovens que passaram pelo Adolescente Aprendiz e hoje são mulheres e homens de bem da nossa cidade”, disse o prefeito Filippi.