Diadema foi sede do lançamento do Programa de Qualificação Social e Profissional Manuel Querino, uma parceria entre o Ministério do Trabalho e Emprego, da UFABC (Universidade Federal do ABC) e do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, que tem o prefeito Filippi como presidente.
O programa tem inspiração no Adolescente Aprendiz, ação criada em 2001 pelo prefeito Filippi para oferecer uma bolsa e cursos de capacitação de jovens em situação de vulnerabilidade social. Em Diadema, o Adolescente Aprendiz transformou a vida de 10 mil pessoas.
“Fico muito feliz em saber que uma semente que plantamos lá atrás ganhou essa proporção com ajuda do Ministério do Trabalho, com suporte do ministro Luiz Marinho e do presidente Lula. Certamente muitos jovens de Diadema terão mais oportunidades a partir da parceria”, disse o prefeito Filippi.
São 3.750 vagas para adolescentes e adultos de 16 a 29 anos, 2.650 das quais destinadas a Diadema. Há possibilidade de escolher entre três cursos com carga horária de 200 horas: assistente de produção cultural; condutor de turismo em espaço cultural e local e eletricista de sistema de energias renováveis, nos períodos da manhã, tarde e noite. Os alunos receberão bolsa aprendizagem de R$ 300 e um diploma da Universidade Federal do ABC.
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, que esteve presente no evento, elogiou a condução do governo Filippi e disse que oferecer um futuro melhor para os jovens brasileiros é uma meta do presidente Lula. “O Programa de Qualificação Social e Profissional Manuel Querino tem parcerias em vários lugares do Brasil e o ABCD não poderia ficar de fora.”