O dever de um governo é cuidar de todo, mas há parcelas da população que estão em maior situação de vulnerabilidade. Em Diadema, o governo do prefeito Filippi tem dedicado total atenção aos equipamentos de assistência social, com reformas e ampliações para qualificar o atendimento desse público.
Confira cinco ações que o prefeito Filippi fez para avançar as políticas públicas de assistência social.
Centro Pop
O Centro Pop foi transferido de lugar logo no início da gestão do prefeito Filippi. Instalado em um espaço amplo (Av. Antônio Piranga, 1088 – Centro), o serviço oferta orientação e acolhimento com assistentes sociais, educadores sociais e psicólogos, cursos profissionalizantes, orientação para retirada de documento, ingresso em programas sociais (como o bolsa família), incentivo a voltar a estudar, dentre outras ações. A inauguração contou com a presença do Padre Júlio Lancellotti, ícone da luta pelos direitos humanos no País.
Reforma do Cras Inamar
Uma nova sede do Cras Inamar, que atende 8.000 famílias na região, foi inaugurada na Praça Céu das Artes (Av. Afonso Monteiro da Cruz, 254 – Inamar). Após seis meses de obras foram resolvidas questões de infiltrações, rachaduras, feita a troca do telhado, colocação de armários embutidos para a guarda adequada dos materiais, revisão de elétrica, novo cabeamento para os equipamentos de informática, nova instalação para copa e cozinha, readequação da divisão das salas, além da adaptação de dois banheiros para a equipe e a população, adaptados para PCD.
Novo Cras Móvel
Em 2023 foi entregue o Cras Móvel, uma van que pode levar todos os serviços do Cras para a população nos territórios em que ela está. O equipamento é utilizado para atualizar o Cadastro Único, realizar pré-atendimento às famílias e divulgar os trabalhos assistenciais do município e os diversos serviços que estão disponíveis para os moradores.
Novo Cras para a região Leste
A Secretaria de Assistência Social e Cidadania (SASC) e a Secretaria de Obras estão na reta final da reforma no prédio que abrigará mais um Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) na cidade: O CRAS Leste Promissão (Rua Prudente de Morais, 306 – Promissão). Essa unidade se juntará ao CRAS Leste Naval (Rua Idealópolis, 295 – Piraporinha), garantindo mais agilidade aos agendamentos, atendimentos e ao programa de atenção integral às famílias.
Humanização no atendimento
Desde que o prefeito Filippi assumiu, a área de Assistência Social da cidade ganhou muito em humanização. Exemplos não faltam, como a criação da primeira residência inclusiva do município, que acolhe pessoas com deficiência que sofreram violência ou abandono por parte da família; ou a república jovem, moradia destinada as jovens que viviam em instituições e completaram 18 anos sem ser adotados, um apoio importante para o início da vida adulta.