O prefeito Filippi se encontrou com o ministro da Educação, Camilo Santana, para avançar no diálogo da instalação do Instituto Federal em Diadema. A cidade foi contemplada com o projeto federal para oferecer ensino de qualidade para a juventude do município.
“A chegada de um Instituto Federal para Diadema era demanda antiga que o presidente Lula atendeu. Agora estamos organizando os detalhes para, o quanto antes, iniciarmos as atividades do Instituto Federal na nossa cidade. O ministro Camilo Santana se comprometeu a agilizar todos os trâmites e, de nossa parte, também vamos dar celeridade aos processos”, comentou o prefeito Filippi.
Outro tema da reunião do prefeito Filippi com o ministro Camilo Santana foi o avanço das tratativas para haver curso de pedagogia na UFABC, a Universidade Federal do ABC. O primeiro passo foi dado: a aprovação do Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) da universidade, já com o pleito do curso de Pedagogia na grade.
“Há uma necessidade regional de formação de professores, em especial para o Ensino Fundamental. Como presidente do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, estou à frente deste debate para fazer da UFABC um polo de conhecimento em Pedagogia para que possamos formar excelentes profissionais para atender as nossas redes municipais”, considerou Filippi.
O reitor da UFABC, Dácio Matheus, a secretária de Educação de Diadema e coordenadora do GT Educação do Consórcio, Ana Lucia Sanches, e técnicos da UFABC e do MEC também acompanharam o encontro.