A recuperação econômica de Diadema no governo Filippi passa pelo crescimento de 71% do número de MEIs (Microempreendedores Individuais) instalados no município em quatro anos. Em 2020, a cidade registrou 15.952 MEIs. Agora, são 27.393 empreendedores que fazem a roda econômica de Diadema girar.
O ambiente favorável foi reconstruído a partir de 2021, com a volta do prefeito Filippi ao comando da cidade. Sob seu comando, avançaram várias políticas de desburocratização, facilitação de crédito ao microempreendedor e parcerias para capacitação e criação de redes de apoio que permitem um crescimento em conjunto, fazendo com que o cenário econômico local seja positivamente autossustentável.
“A nova realidade da economia mundial mostra que é crescente o espírito do empreendedorismo e o poder público precisa ser uma ferramenta de suporte desse movimento. Em Diadema, nossa gestão é parceira do microempreendedor, para que ele, em um futuro próximo, seja um empreendedor e um grande empresário”, disse o prefeito Filippi.
Para facilitar ainda mais a jornada do microempreendedor, o presidente Lula lançou nesta semana o Acredita, programa que vai renegociar dívidas de MEIs e pequenos empreendedores e garantir crédito para que os negócios cresçam, gerem empregos e prosperidade. “Queremos construir um país com padrão de vida de classe média, com dignidade para todas as famílias”, disse o presidente.