Que o prefeito Filippi tem um longo histórico de realizações na cidade, ninguém duvida. Afinal, está em seu terceiro quarto mandato como prefeito, já foi secretário de Obras, e a sua história profissional e pessoal se confundem com a história do município.
Na atual gestão não poderia ser diferente e a gente lista 13 coisas que o Filippi fez pela educação em Diadema:
– O CEU de Diadema
Está em obras um mega complexo um novo equipamento público que junta em um único espaço, educação, cultura, esporte e lazer, que terá 25 mil m² e vai abrigar escola de Ensino Fundamental, Educação Infantil, Creche e EJA que atenderá 1860 estudantes. Ao mesmo tempo será um Centro Poliesportivo com piscina, quadras, sala de ginástica e Centro Cultural com teatro, cinema, salas de oficinas artísticas e biblioteca pública. Localizado na região mais populosa da cidade, o Jardim Marilene, será modelo para implantação de outras unidades na cidade em um futuro próximo.
– Uniforme de qualidade e Kit de material escolar
Todos os estudantes das creches, educação infantil e ensino fundamental já receberam o Kit de Material escolar em 07 de fevereiro e estão recebendo agora os kits de uniforme com conjunto de agasalho, blusão, bermuda, camisetas, meia e tênis.
– 1.000 novas vagas em creche
Já foram inauguradas cinco novas creches desde 2021 e aberta mais de mil vagas para bebês e crianças pequenas. Com o Quarteirão da Educação, a cidade receberá a sexta creche.
– Adolescente Aprendiz
Um programa de sucesso agora em parceria com governo federal e UFABC com formação profissional de qualidade aos jovens da cidade. No ano de 2024 vai atender mais de 2500 jovens com bolsas de 300 reais.
– Dandara e Piatã e Curumins
Diadema implementou um programa de educação antirracista que é reconhecido e premiado nacionalmente. Dandara e Piatã leva para os estudantes do ensino fundamental, semanalmente, aulas sobre cultura e história africana e indígena, além de criar conselhos infantis para protagonismo dos estudantes.
– Centro de Formação Carlos Kopcak – faculdade gratuita
Os jovens de Diadema que sonham com a universidade encontram no Centro de Formação Carlos Kopcak apoio para realizar o seu sonho. Lá temos 650 vagas faculdades gratuitas, em parceria com Universidade Aberta do Brasil e Univesp, além de apoio para ingresso no ensino superior, com Tutorias, plano de estudo, aulas de idiomas e muito mais, gratuito, no centro da cidade.
– Escolas Bem Cuidadas
O programa Escola Bem Cuidada destinou mais de R$ 30 milhões para reparos em escolas, otimizando a realização das obras e movimentando a economia nos bairros, já que as equipes diretoras puderam contratar profissionais e comprar material no comércio do entorno das unidades escolares.
– Apoio à Educação Inclusiva
O governo criou em lei o Agente de Apoio Escolar, que faz o acompanhamento dos estudantes com necessidade de suporte. Inaugurou em dezembro de 2023 mais um Centro de Atenção à Inclusão Social (CAIS) na região norte, equipamento que auxilia os estudantes com deficiência em seu processo de aprendizagem e inclusão.
– Educação Integral – Programa Mais Educação
A partir de 2021 os estudantes de Diadema tiveram a oportunidade de estudar em tempo integral. Estudantes do primeiro ao quinto ano do ensino fundamental e creche têm a oportunidade de ampliar sua jornada e suas potencialidades educativas.
– Programa Leiturando
A Secretaria de Educação adquiriu 80 mil livros para ampliar os acervos das escolas municipais. O programa Leiturando permite que os estudantes levem os livros para casa, aos finais de semana, fazendo da leitura um hábito em família.
– Centro de Formação Lisete Arelaro: Qualidade da Educação e Implementação da jornada de um terço
Uma educação de qualidade se faz com a valorização dos professores. Em Diadema, a lei que garante um terço das horas trabalhadas para formação dos professores é cumprida. Hoje, em Diadema, os resultados de aprendizagem estão entre os melhores da região, trabalhando com formação de professores, e a partir da inauguração do Centro de Formação de Professores Lisete Arelaro, em dezembro de 2022, abriga também a nova sede da Secretaria de Educação, desenvolve formação constante, garantindo a qualidade no que há de mais atual na educação.
– Lentes do Saber
Em parceria com a saúde, realiza exames e entrega de óculos para todos os estudantes da rede municipal , desde os bebês até os idosos da EJA.
– Transporte escolar
A secretaria de Educação adquiriu 20 novos ônibus que transportam os estudantes de educação inclusiva. Na Vila Joaninha, as crianças que moram longe da escola contam com transporte escolar gratuito. Os estudantes da EMEB Quintanilha (futuro Quarteirão da Educação) que atualmente frequentam as aulas no Centro de Formação Lisete Arelaro, também contam com o benefício.