Em janeiro de 2021, o cenário de abandono das escolas municipais fez o prefeito Filippi acelerar com o Programa Escola Bem Cuidada, que promoveu ampla e rápida reforma em todas unidades educacionais do município. O objetivo do programa foi descentralizar os recursos para que as diretorias das escolas pudessem planejar e executar as reformas. Em três anos, o projeto já investiu mais de R$ 27 milhões na recuperação das estruturas da Educação de Diadema.
“Ninguém melhor do que as diretoras das escolas para saber quais eram as urgências. E o resultado dessa descentralização foi muito positivo. As obras foram feitas de forma rápida, com prestação de contas bem-feita. Esse programa é a essência do nosso governo: trabalho que faz a diferença e ninguém faz nada sozinho”, comentou o prefeito Filippi.
As reformas envolveram pintura interna e externa, modernização das cozinhas, conserto de telhado, nos berçários e parquinhos, bibliotecas, salas de arte ou multiuso, banheiros e até mesmo ajuste no sistema hidráulico de algumas unidades.
Além da agilidade nas obras, uma outra característica do Escola Bem Cuidada foi a de movimentar a economia do bairro onde está a unidade escolar.
“Muitas diretoras contrataram pedreiros do bairro, compraram material de construção na loja do bairro. Ou seja, fez o comércio e a economia local girarem também. Todo mundo sai ganhando”, comentou Filippi.
VEJA O ANTES E DEPOIS DE ALGUMAS ESCOLAS
EMEB ANITA CATARINA MALFATTI
EMEB CAROLINA MARIA DE JESUS
EMEB CORA CORALINA
EMEB DR. ÁTILA FERREIRA VAZ
EMEB DR. HUMBERTO MAROUELI MENDONÇA
EMEB EVA MARIA DOS SANTOS