Prefeito Amigo da Criança eleito pela Fundação Abrinq, referência em políticas educacionais do Brasil, o prefeito Filippi afirmou que o prêmio é de todos os atores que fazem a Educação todos os dias em Diadema, como professoras, diretoras, agentes de apoio escolar, funcionários da manutenção, mães e pais de alunos e também os estudantes.
“Este não é um prêmio para o prefeito. É um prêmio coletivo. De todos da Secretaria de Educação, mas de todas as outras secretarias que atuam em conjunto para que possamos formar cidadãos para o futuro. Temos mais de 5.000 municípios no Brasil, cerca de 1.300 se inscreveram junto à Fundação Abrinq para concorrer e apenas 100 foram premiados. Mostra que temos uma política pública de excelência”, disse o prefeito Filippi, que viajou para Brasília para a cerimônia.
Uma das políticas públicas que garantiram o Prêmio Prefeito Amigo da Criança foi exaltada nesta sexta-feira, no auditório da Secretaria de Educação: o Fala, Curumim. Estudantes da rede municipal idealizaram um podcast sobre assuntos cotidianos da escola e um especificamente virou também um videocast com tradução de Libras, que trata sobre o bullying e o cyberbullying – os episódios podem ser conferidos AQUI.
Neste evento, as crianças entregaram ao prefeito Filippi o troféu recebido nesta semana em Brasília junto com a faixa de Prefeito Amigo da Criança. Foi a segunda vez que Filippi é reconhecido com a premiação. A primeira foi em 2004.
“A gente tem de construir a política de Educação juntos, pensando no futuro das nossas crianças e dos nossos adolescentes. Eu escuto muito de mães que se ressentem quando o estudante deixa a nossa rede e vai para o Estado. Isso mostra que há um reconhecimento do que tem sido feito pela nossa Secretaria de Educação”, comentou o prefeito Filippi.
Filippi lembrou da ousadia em adquirir o prédio onde hoje funciona a Secretaria de Educação, na Avenida Alda, que durante décadas abrigou uma faculdade particular e que hoje é o Centro de Formação Lisete Arelaro – que, além de prestar homenagem a uma das grandes educadoras deste País e ex-secretária de Educação em Diadema, é o equipamento pensante de políticas públicas para Diadema.