Promover a cultura é algo muito necessário, diz prefeito Filippi

jun 21, 2024

A promoção da cultura como política pública foi resgatada pelo prefeito Filippi, que fez da Praça da Moça o símbolo do potencial cultural da cidade. Depois de superada a pandemia, o espaço na região central de Diadema voltou a acolher grandes shows que, além de levar cultura a milhares de moradores da cidade, fizeram a economia girar.

Entre 2022 e 2024, mais de 450 mil pessoas passaram pela Praça da Moça nas diversas atrações organizadas no local. O marco da retomada foi o show de Zeca Pagodinho, em 2022, que levou 30 mil pessoas para a estrutura montada na praça. E esse número só vai aumentar porque, a partir desta sexta-feira, começa o São João 2024, que tem como grandes atrações a sertaneja Yasmin Santos, Zeca Baleiro e Juliette.

“A Cultura é muito necessária. É você alimentar a alma, poder encontrar amigos e família em momentos de descontração, de reflexão, de alegria. Sempre que tive a honra de ser prefeito de Diadema, a Cultura sempre esteve no meu pilar de prioridade”, diz o prefeito Filippi. “Diadema é uma cidade de gente trabalhadora, que acorda cedo e vai dormir tarde e que muitas vezes não tem acesso a apresentações dos grandes artistas da nossa música.”

Foi com o olhar de resgate da Cultura que o prefeito Filippi instituiu o São João de Diadema, que vai para sua terceira edição – as duas primeiras atraíram 170 mil pessoas à Praça da Moça para prestigiar shows de Frank Aguiar, Peixelétrico, Bicho de Pé e Circuladô de Fulô.

“O nosso São João é uma reconexão de muitos moradores de Diadema com a cultura nordestina. Diadema é uma cidade construída pela força dos migrantes, muitos deles nordestinos, e valorizar sua cultura é, um pouco, uma retribuição para esse povo que tanto fez e tanto faz por nossa cidade”, lembrou Filippi.

As grandes atrações musicais em Diadema foram Jão, Pitty, Fresno, Arnaldo Antunes, Marina Sena, Bruna Viola, Mariana Aydar, Lauana Prado, Diogo Nogueira e Di Ferrero.

Toda essa produção cultural, claro, vem junto com estímulo ao artista local. Em todos os grandes shows nome da cultura de Diadema também sobem ao palco para mostrar o trabalho ao público.

Isso sem falar da retomada de oficinas culturais, resgate do Carnaval na cidade e apoio aos artistas, em especial pelas leis Paulo Gustavo e Aldir Blanc.