Escolha uma Página

Com Filippi, Diadema triplica número de centro de atenção inclusiva

jun 24, 2024

O prefeito Filippi tem ampliado a rede de atenção inclusiva diante do aumento da demanda por políticas públicas de qualidade que promovam inclusão. Só neste governo, será triplicado o número de CAIS (Centro de Atenção à Inclusão Social) com a abertura da terceira unidade, marcada para esta quinta-feira (27), na Vila Paulina.

O anúncio do novo equipamento foi feito pelo prefeito Filippi na manhã deste domingo durante a 2ª Caminhada Pela Inclusão dos Autistas na Cidade de Diadema, organizada pela MAD (Mães de Autistas de Diadema), grupo referência na discussão de políticas públicas para a população. A atividade terminou no Parque Pousada dos Jesuítas.

“Há 20 anos, quando criei o primeiro CAIS, um centro de atenção inclusiva pioneiro, mas que, hoje, duas décadas depois, se mostrou insuficiente para atender todo mundo. Temos de crescer e escutar as demandas da sociedade e esta é uma causa muito nobre que o MAD defende e que as mães de autistas defendem. Não ficamos só na promessa. Estamos falando e estamos fazendo, com apoio da sociedade, de grupos como o MAD e da nossa Prefeitura”, disse o prefeito Filippi.

O novo CAIS será aberto na Rua Afrânio Peixoto, na Vila Paulina, na região Sul, que engloba bairros importantes como o Jardim Inamar e o Eldorado. O CAIS I está na Rua São Luiz, no Centro, e o CAIS II foi inaugurado no ano passado no Centro de Formação em Educação Integral (Cefei) Thereza Lino, no Jardim Canhema.

O prefeito Filippi relembrou a contratação de agentes de apoio escolar – cerca de 300 foram integrados aos quadros da Prefeitura, 95 só no último mês – e reafirmou seu compromisso de construir um Centro de Referência do Autista em Diadema.

“Será referência para Diadema e para fora da cidade também. Vamos fazer aqui, além do acolhimento, um centro de pesquisas com tudo o que mais de moderno existe sobre tratamento, sobre tecnologia e sobre olhares. Eu já estou em contato com uma pesquisadora de Moçambique, que tem uma tese que quero trazer para cá: o de dar atenção às mães dos autistas, porque o tratamento segue dentro de casa”, pontuou.

Desde 1993, o sistema de atendimento do CAIS promove suporte pedagógico especializado à rede municipal de ensino e implementa as diretrizes e políticas da Educação Inclusiva, prestando atendimento a todos os estudantes da rede com algum tipo de deficiência, da Educação Infantil à EJA.

CONFIRA MAIS IMAGENS DA CAMINHADA

Novo CAIS será inaugurado na quinta-feira, ampliando oferta de políticas públicas de educação e atenção inclusiva Novo CAIS será inaugurado na quinta-feira, ampliando oferta de políticas públicas de educação e atenção inclusiva Novo CAIS será inaugurado na quinta-feira, ampliando oferta de políticas públicas de educação e atenção inclusiva

Novo CAIS será inaugurado na quinta-feira, ampliando oferta de políticas públicas de educação e atenção inclusiva

Novo CAIS será inaugurado na quinta-feira, ampliando oferta de políticas públicas de educação e atenção inclusiva