Com Filippi, política de inclusão cresce 90% com estudantes

jun 27, 2024

O prefeito Filippi aumentou em 90% o número de estudantes atendidos por políticas públicas de inclusão na rede municipal. O dado tende a aumentar, já que nesta quinta-feira (27) ele inaugurou a terceira unidade de CAIS (Centro de Atenção à Inclusão Social), na Vila Paulina, ao lado da Emeb Florestan Fernandes.

Esse acréscimo no atendimento se refere aos últimos 10 anos. Em 2013, foram acolhidos 879 estudantes com deficiência em políticas de inclusão da Prefeitura. Em 2023, esse total chegou a 1.676.

“Foi no meu governo que iniciamos o debate, mas, antigamente, eram duas ou três crianças na nossa rede inteira que precisava de um olhar mais atencioso em busca da inclusão. Agora são de 2 a 3 crianças por sala de aula. A gente tem ouvido as mães, as professoras, as diretoras e toda a comunidade escolar sobre a necessidade de aumentar as políticas públicas e os equipamentos. E é isso que temos feito”, ressaltou o prefeito Filippi.

Em 2021, o município tinha apenas um CAIS, na Rua São Luiz, no Centro. Em 2023, foi aberta a segunda unidade do CAIS, no Centro de Formação em Educação Integral (Cefei) Thereza Lino, no Jardim Canhema. E o prefeito Filippi já se comprometeu a construir um centro de referência do autismo, com apoio do MAD, Mães de Autistas de Diadema, grupo que incentiva ações de inclusão.

“O prefeito Filippi abraçou esse sonho de a gente transformar, a cada dia mais, a nossa Diadema em uma cidade inclusiva, sem nenhuma criança ficando para trás”, disse a secretária de Educação, Ana Lucia Sanches.

Sandra Scaravelli, coordenadora do CAIS, enalteceu a política de inclusão do governo Filippi. “Não estamos falando só de justiça social. Estamos falando de compromisso com a educação.”

O novo espaço oferece, entre outros serviços, Atendimento Educacional Especializado (AEE) com foco na estimulação precoce, grupo de orientação e formação para famílias, atendimento à comunidade com deficiência tardia adquirida, formação permanente com a rede municipal, 25 salas com recursos para serem utilizados no contraturno escolar e atividade física adaptada, com foco na promoção da igualdade de oportunidades e a valorização das diferenças humanas em todos os aspectos.