O prefeito Filippi apresentou à comunidade do Jardim Inamar o projeto de construção do segundo CEU da cidade, que será construído na Emeb Fabíola Goyano, no bairro. A grande novidade é que a segunda unidade educacional do município será integrada à Praça Céu das Artes.
O Governo Lula já garantiu, via PAC (Programa de Aceleração do Crescimento), recurso para a reforma da Emeb Fabíola. A unidade será ampliada e ganhará mais salas de aula para poder abrigar o ensino em tempo integral. A segunda etapa da obra envolve a construção das áreas de lazer, esporte e cultura.
A ideia é aproveitar a Praça Céu das Artes, já apropriada pela população, em uma conexão com a Emeb Fabíola. Uma passarela fará a ligação do colégio com a praça, que terá as quadras revitalizadas e ganhará uma piscina. O CEU Fabíola ainda terá anfiteatro e biblioteca.
“Nosso desafio é acelerar o investimento que já foi garantido pelo presidente Lula, via PAC e Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação”, disse o prefeito Filippi. Ele lembrou que por esses e outros projetos audaciosos que Diadema foi condecorada pela segunda vez com o prêmio Prefeito Amigo da Criança, fornecido pela Fundação Abrinq. “É um reconhecimento a todos que cuidam da educação das nossas crianças e jovens”.
O primeiro CEU está em construção no Jardim Promissão, área de maior adensamento populacional de Diadema. As obras estão em curso, com previsão de conclusão para o fim do ano. A unidade do Promissão terá 25 mil metros quadrados de área construída, em um complexo com três edifícios escolares e amplos espaços para práticas esportivas e culturais: quadra poliesportiva, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de teatro, cineteatro e oficinas culturais.
Arquiteto e ex-prefeito de Diadema, o secretário de Governo, Mario Reali apresentou às mães e pais de estudantes da Emeb Fabíola o projeto do novo CEU. A proposta é utilizar 17,9 mil metros quadrados da área. “É um conceito que temos chamado de escola parque, que vai atender aos alunos da Emeb Fabíola, mas também de outras Emebs da região. Será um espaço para toda a comunidade, para ampliar o pertencimento que a população do Inamar já tem com a Praça Céu das Artes”, indicou.
O anúncio da chegada do segundo CEU integrou a atividade de encerramento do semestre letivo da rede municipal de Diadema. Os estudantes fizeram apresentações musicais e de capoeira.