Em sua mais recente visita a Diadema, no dia 5 de julho, quando vistoriou as obras do primeiro CEU de Diadema, o Quarteirão da Educação, o presidente Lula fez questão de lembrar e reforçar o legado do PT na cidade. Lula recordou que desde o final da década de 1960 ele vinha ao município, ainda como integrante do Sindicato dos Metalúrgicos do ABC, e acompanhou de perto a transformação da cidade sob governos do Partido dos Trabalhadores.
“Naquela época vinha amassar barro, porque nem rua asfaltada tinha”, rememorou. “Aqui toda sala que você ver, toda UBS (Unidade Básica de Saúde), toda guia, toda sarjeta, foi o PT quem fez”, afirmou. “O PT transformou Diadema de uma cidade dormitório para uma cidade bonita onde as pessoas têm orgulho de viver”, completou. Lula visitou as obras, que contam com investimento do governo federal, na companhia do prefeito Filippi, ministros e diversas autoridades.
Desde 1983, Diadema já contou com quatro prefeitos petistas: Gilson de Menezes, José Augusto, Mario Reali e Filippi. Juntos, eles cumpriram sete mandatos (considerando a atual legislatura), um total de 28 anos de intensas transformações na cidade, que colocaram Diadema na vanguarda das políticas públicas do país.
Várias políticas públicas iniciadas em Diadema inspiraram programas federais. Ações de combate à fome e promoção da segurança alimentar, que tiveram início em Diadema com os sacolões municipais, foram embriões do programa de construção de restaurantes populares no primeiro mandato de Lula – em Diadema, há três Restaurantes Populares: no Campanário, no Serraria e, o mais recente, no Marilene.
A participação popular na formulação de políticas públicas e no orçamento também começou em Diadema e ganhou corpo no governo Lula. Sem falar em vários agentes públicos que passaram por Diadema e, junto do presidente Lula, transformaram o Brasil. Não à toa que a população tem reconhecido o trabalho do presidente Lula, como mostra a Pesquisa Quest desta semana.