5 motivos para você defender o Novo Hospital de Diadema

jul 23, 2024

O PT de Diadema lançou um abaixo-assinado para que a população mostre seu apoio à construção do Novo Hospital Municipal. As obras já começaram, mas há grupos políticos no município que insistem em avaliar que não há necessidade de um equipamento moderno para atender os moradores de Diadema.

Além de mutirões aos fins de semana e tendas colocadas em centros comerciais de bairros, há também a opção de assinar o manifesto pelo site diademamerecenovohospital.com.br.

Quer saber os cinco motivos para que você também mostre todo seu apoio ao Novo Hospital Municipal?

DIADEMA MERECE UM NOVO HOSPITAL

O atual Hospital Municipal de Diadema, no bairro Piraporinha, é uma estrutura dos anos 1970. O antigo Centro Hospitalar ABCD, conhecido como Hospital Samcil, se tornou público no início dos anos 1990, quando a medicina ainda não tinha avançado e não havia equipamentos super modernos para facilitar o atendimento, o diagnóstico e o tratamento de pacientes.

O ATUAL HOSPITAL MUNICIPAL NÃO PERTENCE À PREFEITURA

O prédio do atual HMD é de titularidade do INSS, do Governo Federal. No passado, as gestões do PT tentaram comprar o prédio junto ao INSS, mas as negociações travaram e a União desistiu do negócio. Diante disso, Diadema não consegue fazer as reformas estruturantes que o HMD tanto necessita.

APOIO DO PRESIDENTE LULA

Diferentemente de outros planos da gestão anterior, desta vez há garantias orçamentárias para que o Novo Hospital se torne realidade. O presidente Lula garantiu o repasse de R$ 287,3 milhões para a obra, aproximadamente 90% do custeio total do projeto. A Caixa Econômica Federal, inclusive, já autorizou a operação financeira que vai transferir os valores para Diadema construir seu moderno equipamento de saúde.

A POPULAÇÃO QUINTUPLICOU NA COMPARAÇÃO COM 1970

Diadema se transformou nos últimos 50 anos. Em 1973, quando a estrutura do hospital no bairro Piraporinha foi inaugurada, a cidade tinha 78 mil habitantes. Em 1990, quando o equipamento virou municipal, já eram 305 mil diademenses. Agora, de acordo com o último Censo, Diadema conta com 393 mil moradores, cinco vezes mais do que em 1970.

TERRENO PRÓPRIO, EM LOCALIZAÇÃO CENTRAL

Além de não pertencer ao município, o atual hospital fica no bairro Piraporinha, na divisa com São Bernardo. Estimativas da Secretaria Municipal de Saúde indicam que cerca de 30% dos atendimentos no equipamento são de moradores de outras cidades. Sem contar o volume de atendimento de acidentes na Rodovia dos Imigrantes. O Novo Hospital Municipal, que ficará no terreno onde hoje funciona o Paço Municipal, estará no Centro da cidade, região que facilitará o acesso de todos os bairros de Diadema.