O prefeito Filippi fez e faz muito pelas mulheres. Neste dia 7 de agosto, data dos 18 anos da promulgação da Lei Maria da Penha, listamos 5 ações do governo Filippi de valorização e defesa das mulheres em Diadema.
PATRULHA MARIA DA PENHA
Uma das primeiras medidas na segurança do prefeito Filippi foi criar a Patrulha Lei Maria da Penha da GCM. Um grupo destacado de agentes da guarda municipal foi treinado para atender ocorrências de violência contra as mulheres, de acolhimento e de orientação para identificação de episódios de violência e obtenção de seus direitos.
FORTALECIMENTO DA CASA BETH LOBO
A Casa Beth Lobo foi um equipamento pioneiro inaugurado em 1991 pelas gestões do PT. E em seus mandatos o prefeito Filippi sempre fez questão de fortalecer e dar todo suporte para a Casa Beth Lobo, que tem como missão acolher, recepcionar e olhar para mulheres vítimas de violência. Seu nome é uma homenagem à e ativista Elisabeth de Souza Lobo Garcia, uma das pioneiras da luta pelos direitos das mulheres no Brasil.
RECUPERAÇÃO DO PROTAGONISMO DA COORDENADORIA DAS MULHERES
O prefeito Filippi potencializou o trabalho das coordenadorias de Diadema, sobretudo de Mulheres. No início de sua gestão, a coordenadora foi Cleone Santos, um símbolo da luta pelos direitos das mulheres. Mulher preta, trabalhadora, operária, mãe e avó, ela dedicou toda sua vida à luta do povo pobre e pela vida e libertação das mulheres e, mesmo com seu falecimento, deixou imenso legado para Diadema. Hoje o cargo é ocupado por Sheila Onorio, que também tem extensa contribuição em Diadema.
GRUPO MULHERES EM MOVIMENTO
Um dos grupos mais tradicionais da cidade, o Mulheres em Movimento foi criado em 1989 por mulheres que defendiam a existência de mais espaços de lazer e esportivos, bem como atividades para elas. O prefeito Filippi sempre olhou com carinho e incentivou a atuação do Mulheres em Movimento, que se tornou um grupo de voz ativa na confecção de políticas públicas para mulheres em Diadema.
PARIDADE EM CARGOS DE SECRETARIADO
O prefeito Filippi sempre defendeu a ampla participação das mulheres no governo. Durante seu mandato, quase metade do secretariado foi ocupado por mulheres – e em secretarias de destaque, como Educação, Saúde, Comunicação, Desenvolvimento Econômico e Trabalho, Assuntos Jurídicos e Esportes.