O prefeito Filippi, candidato à reeleição em Diadema, se reuniu na noite desta quarta-feira com profissionais da saúde, defendeu as ações feitas no setor no seu mandato, agradeceu e parabenizou a atuação de todos os trabalhadores que fazem o SUS (Sistema Único de Saúde) da cidade.
“O meu adversário tem passado o tempo todo batendo em vocês, batendo na saúde. Dizendo ‘não tem médico, não tem remédio, a saúde está um caos’. E muitas pessoas que não foram lá ver o trabalho de vocês podem acreditar, e por isso nós fizemos um documento, muito bem feito, o resultado do trabalho de vocês, mostrando em cada bairro como a gente assumiu as UBSs (Unidades Básicas de Saúde) e como elas estão hoje”, declarou.
Filippi exaltou sua ligação com o SUS da cidade e lembrou que ele era o secretário de Obras quando oito UBSs foram construídas na cidade, as unidades que deram origem às 20 que existem atualmente. “A UBS Inamar, que eram duas salas na parte de cima de um sobrado, passou a ser uma unidade grande, com espaço para a saúde bucal e o SUS foi sendo construído em Diadema, cada um colocando um tijolo”, pontuou.
Filippi também lembrou que o Hospital Municipal foi instalado no antigo prédio de um hospital particular, que foi fechado por irregularidades e cujo imóvel foi emprestado para a prefeitura, que em dois anos, colocou cinco dos dez andares para funcionar. “A população fez uma mobilização enorme, e estou contando isso para lembrar que o SUS em Diadema foi construído com participação popular e com controle social”, pontuou. “Nós temos dezenas e dezenas de exemplos, de situações que nós podemos mostrar, que o nosso trabalho foi e está sendo muito importante para melhorar a vida das pessoas”, finalizou.
Números
Durante a atividade, diversos coordenadores dos serviços de saúde de Diadema apresentaram números dos atendimentos, especialmente do Quarteirão da Saúde, equipamento que foi subutilizado por vários anos e que quando Filippi assumiu a prefeitura, estava com falta de profissionais e espaços ociosos. Filippi colocou o Quarteirão da Saúde para funcionar 100%, efetivou o atendimento da Rede de Reabilitação Lucy Montoro, retomou a realização de exames de imagem e de laboratórios, e o Quarteirão atende, atualmente, mais de 1.000 pessoas por dia.
Novo Hospital Municipal
Filippi está construindo um Novo Hospital Municipal, no local do atual Paço Municipal, lugar simbolicamente escolhido pelo prefeito Filippi para abrigar o futuro equipamento. Afinal, ele está “saindo” da própria casa para construir um hospital novo para Diadema.
O Novo Hospital Municipal vai demandar investimento de R$ 320 milhões, sendo que 90% dos recursos virão do governo Lula – o convênio com a Caixa já foi assinado, inclusive. O equipamento terá 212 leitos, 12 andares, banco de leite, UTIs pediátrica e adulta, além de todo um conceito moderno de acolhimento e tratamento dos pacientes.
Além do futuro equipamento, o prefeito Filippi avançou em outros projetos da saúde. Depois de reformar todas as 20 UBSs da cidade, de revitalizar por completo o PA Eldorado, de recuperar o SAMU e até mesmo devolver o mamógrafo para a rede municipal, ele iniciou a construção de duas UPAs, uma no Paineiras, que vai ficar pronta no fim do ano, e uma no Centro, já em funcionamento, no lugar do antigo Pronto-Socorro.