O prefeito Filippi visitou as novas instalações da UPA Centro, que já entraram em funcionamento. A nova unidade foi instalada no lugar onde funcionava o pronto-socorro central, que fica ao lado do Quarteirão da Saúde.
“A única UPA que Diadema tinha foi fechada pelo meu antecessor e agora estamos resgatando esse importante equipamento para o funcionamento da saúde na nossa cidade. Com a UPA, teremos mais capacidade de atendimento e mais apoio do governo federal para o atendimento de quem procura a rede pública de saúde”, afirmou o prefeito Filippi.
Ao lado do secretário de Saúde, Zé Antônio, Filippi caminhou por todas as salas da nova UPA Centro, desde a recepção, a triagem inicial, cozinha, almoxarifado, farmácia e áreas destinadas aos leitos.
Ele também conversou com os pacientes, perguntou como estava o atendimento e recebeu apoio. Muitos elogiaram a mudança do PS para a UPA, relataram que o atendimento está mais rápido e, sobretudo, que a farmácia de dispensação de medicamentos tem funcionado de forma adequada.
“Até o fim do ano, também teremos a UPA do Paineiras, que vai ampliar ainda mais nossa capacidade. Agora que a UPA Centro está em funcionamento e logo estará 100% em seu atendimento, também teremos condições de transferir pacientes do Hospital Municipal para serem acomodados aqui”, citou Filippi.
A UPA Centro conta com 61 leitos, vai funcionar 24 horas e vai contar com exames laboratoriais e raio-x. Com isso, vão ser mais de 15 mil atendimentos por mês, entre consultas e procedimentos, tanto para observação e internação nos setores adulto e pediátrico.
REESTRUTURAÇÃO COM A UPA CENTRO
A reestruturação da saúde começou com o governo Filippi a partir de 2021. O primeiro passo foi reformar todas as 20 UBSs, em um olhar inicial para a atenção básica em meio à pandemia.
Depois, foi momento de recuperar as estruturas de pronto atendimento, em especial o PA Eldorado, que foi totalmente reformado.
Em meio a esse processo, a reestruturação da rede com novos projetos. Além das UPAs Centro e Paineiras, o prefeito Filippi encaminhou a construção do Novo Hospital Municipal, que contará com recursos do governo Lula. Nos próximos anos, Diadema ainda vai ter uma UPA no Eldorado e outra no Piraporinha.