O prefeito Filippi, candidato à reeleição, recebeu apoio de famílias atípicas de Diadema e prometeu iniciar o projeto de construção do Centro TEA (Transtorno do Espectro Autista) ainda neste ano. “Fica meu compromisso de a gente ter o melhor Centro TEA deste País. Vamos buscar as melhores experiências para aperfeiçoar aqui em Diadema.”
Cerca de 200 mães e pais atípicos se reuniram na Chácara 3 Irmãos na noite de ontem para formalizar apoio à reeleição do prefeito Filippi. As famílias atípicas de Diadema reconheceram os avanços realizados nos últimos quatro anos, a aproximação de diálogo com a Prefeitura e projetam um futuro ainda melhor no atendimento de crianças com deficiência na cidade.
“Recebemos uma herança realmente nada boa. Escolas estavam detonadas, o então presidente da República era Jair Bolsonaro, que não fez questão de ajudar Diadema em nada. Mesmo assim avançamos, fizemos um bom governo com muita dedicação do nosso time. Agora estamos no meio de uma travessia para um governo ótimo e não podemos parar o trabalho no meio do caminho”, disse Filippi.
Em quatro anos, Filippi construiu dois CAIS, os Centros de Atenção à Inclusão Social, contratou mais de 200 agentes de apoio escolar para acolhimento e inclusão de estudantes com deficiência na rede, implementou atividades inclusivas de esporte, criou o Lentes do Saber, que distribuiu 1.400 óculos a estudantes diagnosticados com dificuldade oftalmológica, comprou frota de ônibus de transporte para crianças com deficiência, além de capacitar servidores da saúde, da educação e das áreas sociais para atender mães e filhos atípicos.
Outro importante investimento é a construção do CAPS (Centros de Atenção Psicossocial) Infantil, Adulto e Álcool e Drogas – até o fim do ano o complexo com as três unidades entra em funcionamento.
“Meu adversário, que traz com ele boa parte dos secretários do ex-prefeito Lauro Michels, promete a mudança sem nunca ter feito nada por Diadema. Qual a mudança é realmente a mais concreta? Aquela de gente que nunca pregou um prego na cidade ou aquela com time que tem avançado em tantas políticas públicas como o nosso? Não tem como comparar”, pontuou Filippi.
Uma das lideranças da MAD, o grupo de Mães de Autistas de Diadema, Monalisa Silva elogiou os avanços ao atendimento com pessoas com deficiência de Diadema, cobrou que as melhorias continuem e avisou que com Filippi esse avanço é muito mais seguro. “Nós batemos na porta e ela se abriu para o diálogo. Sabemos que sementes foram plantadas. Nos dá verdadeiro desespero saber que isso pode acabar”, disse Monalisa.
A agenda foi acompanhada pela vereadora Lilian Cabrera.