Depois de passar por uma revolução na segurança pública nos mandatos do PT, Diadema regrediu muito nos últimos oito anos de mandato de Lauro Michels. A cidade que vivia uma cultura de paz passou a viver a cultura do medo. Medo de sair na rua, medo de ser assaltado no ponto de ônibus, medo de não voltar para casa à noite. É o que a população denunciou nas conversas para a construção do Diadema de Toda a Gente. O temor da população também está presente nos números de violência da cidade.
1) Falta integração na ação: abandono das ações integradas entre a Guarda Civil Municipal (GCM) e as Polícias Militar e Civil. Isso é um dos motivos para Diadema estar na lista dos dez municípios da Grande São Paulo com maior incidência de roubos/outros e roubos de veículos nos anos de 2018 e 2019. Os dados são do Instituto Sou da Paz.
2) Falta fiscalizar: afrouxamento da fiscalização dos bares e do som alto à noite (festas de rua fim de semana), que antes era uma ação rigorosa e integrada por fiscais, GCM e PM.
3) Não tem mais câmera nas ruas: as câmeras de videomonitoramento estão inoperantes desde 2018 por falta de manutenção.
4) Falta de cuidado com a GCM: afrouxamento e falta de investimento na Ronda Escolar e na manutenção das viaturas da GCM e das instalações da Sede da Guarda.
5) Falta motivação para trabalho: abandono dos concursos internos para promoção dos GCMs no quadro de carreira, deixando os profissionais desvalorizados e desmotivados.
6) Não garantiu verbas extras: não fez a adequação da GCM à Lei n° 13.022/2014 para participar de editais da Senasp- MJSP visando buscar recursos para a segurança da população.
7) Falta planejamento: abandono do 3° Plano Municipal de Segurança, com a perda das ações integradas da GCM com as Polícias Militar e Civil na prevenção à violência e à criminalidade.
8) Fim da construção da cultura de paz: abandono das campanhas de recolhimento de armas de fogo, de armas de brinquedo, prevenção ao uso de álcool e outras drogas, dos projetos Clubinho da Guarda, Mulheres da Paz e PROTEJO – Projeto de Proteção de Jovens em Território Vulnerável e Adolescente Aprendiz.
9) Falta inteligência: abandono do Observatório Municipal de Segurança (2014), responsável pela produção de estatística e informações para o planejamento inteligente das ações dos profissionais da segurança pública.
Há alguns dias, o atual prefeito apresentou com muita festa nas redes sociais a chegada de novos carros para a GCM. Só esqueceu de avisar a população que os carros eram alugados apenas por seis meses. Os moradores de Diadema estão cansados de ver truques na hora de cuidar da segurança pública.