A inauguração nesta quarta-feira (15) do Ambulatório DiaTrans, o primeiro de Saúde Integral da População de Travestis e Transexuais não só de Diadema como de todo o Grande ABC, é mais uma página gloriosa da recente, mas ousada e transformadora gestão do prefeito José de Filippi Júnior.
Em sua quarta passagem no posto mais alto do Executivo Municipal, Filippi relembrou durante a cerimônia de abertura do espaço – que já está em funcionamento desde o início de setembro – do cenário encontrado antes do início do novo mandato. “Mesmo diante de um caixa tão apertado e de inúmeros problemas herdados da gestão anterior, estamos tirando do papel cada uma de nossas promessas de campanha. Nossa gestão tem sido marcada pela ousadia e este ambulatório é um exemplo disso. O DiaTrans vai fazer de Diadema uma cidade maior, melhor e mais humana”, avalia.
Localizado no 2º andar do Quarteirão da Saúde, o Ambulatório DiaTrans surge para atender uma reivindicação histórica por atenção integral à saúde da população trans e está alinhada às propostas feitas pelos trabalhadores e usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) na 11ª Conferência Municipal da Saúde, realizada na cidade no mês de agosto.
O ambulatório também foi destaque no jornal SP1, da Globo. Clique aqui e assista.
O serviço especializado disponibiliza atendimento de saúde à travestis e transexuais (masculino e feminino), acolhimento médico e acolhimento em enfermagem, psicologia, psiquiatria e serviço social. A equipe é formada por uma vinculadora, enfermeira, psicóloga, médico infectologista e assistente social.
“Eu tenho muito orgulho de ser o prefeito que, junto com uma equipe altamente qualificada, materializou mais esta conquista. Quem acompanhou a construção desse espaço sabe que não foi fácil. Nada é fácil para quem sonha grande. E nossa gestão sonha grande. Por isso tem feito tantas coisas em tão pouco tempo”, concluiu o prefeito.
Da Redação