Escolha uma Página

No ABC, nenhuma cidade é tão nordestina quanto Diadema

out 8, 2021

Quando os músicos entraram no palco para as apresentações do 13º Encontro dos Cantadores Repentistas em Diadema, ocorrido em agosto,  ficou claro o quanto a cidade vive e respira a cultura daquela região. Mesmo sem público em função da pandemia, o evento cativou milhares de corações diademenses e confirmou o que todos já sabem: Diadema é a cidade mais nordestina do Grande ABC.

Passados dois meses e com o avanço da vacinação em todo o país, a expectativa é que a próxima edição já seja com a presença da população – sobretudo dos que vieram de um dos sete estados do Nordeste. Para quem não sabe, há mais de 100 mil nordestinos vivendo por aqui, maior número de migrantes de todo o Grande ABC.

Para o prefeito José de Filippi de Júnior, a influência do Nordeste na cidade vai muito além dos números apresentados pelo IBGE ou da realização do evento com repentistas. “A influência está no cotidiano, nos restaurantes, nas comidas típicas, no sotaque e até no jeito de ser do diademense. Foi por essa influência, por exemplo, que me apaixonei pela sanfona”, conta.

Neste dia 8 de agosto, data em que se comemora o Dia do Nordestino, FIlippi faz questão de parabenizar a todos e todas que escolheram Diadema como novo lar. “A nossa cidade é acolhedora por natureza e não haveria lugar melhor para os nordestinos escolherem como morada do que aqui. Diadema fica melhor com a presença dos nordestinos”.