Assumir os desafios, encará-los de frente e buscar soluções. Essa sempre foi a marca do prefeito Filippi. E esse conceito se aplicou à segurança pública. Embora constitucionalmente cuidar da segurança não seja atribuição do município, o prefeito Filippi entendeu que todos precisam estar juntos para ter uma Diadema acolhedora e segura para todos.
A reativação da Central Integrada de Monitoramento, com mais de 400 câmeras interligadas a um moderno sistema de vigilância 24 horas, a presença constante da GCM Diadema nas ruas, junto à comunidade, e programas como Ponto Seguro, que faz patrulhamento em pontos de ônibus em horários específicos, o Bairro Seguro, que amplia a presença de guardas em centros comerciais de bairros, o grupo de mediação de conflitos e a Patrulha Maria da Penha já contabilizam resultados efetivos da nova política de segurança cidadã de Diadema.
Por dois meses consecutivos, Diadema registrou queda no número de roubo de veículos – em janeiro, a redução foi de 57% e, em fevereiro, a diminuição foi ainda mais expressiva, de 67%.
E, nesta semana, as rondas da Operação Ponto Seguro e demais patrulhamentos preventivos também contabilizaram ações importantes: foram três apreensões de drogas em apenas sete dias, no Promissão, Serraria e Conceição.
“Temos aliado uma política de prevenção, de valorização do cidadão, envolvendo a nossa Segurança Cidadã com educação, esporte, lazer e cultura, com um trabalho mais ostensivo. Sem falar em uma parceria muito boa com a Polícia Civil e Polícia Militar. O tema da segurança é complexo e depende de integração de forças. Aqui em Diadema, essa integração já traz bons resultados”, afirmou o prefeito Filippi.