Joel Fonseca foi um vice leal e fez muito por Diadema, diz prefeito Filippi

jun 7, 2024

O prefeito Filippi participou da sessão solene que concedeu título de cidadão diademense a seu ex-vice-prefeito Joel Fonseca e destacou a lealdade e o trabalho em prol da economia da cidade e do Grande ABC.

Nascido na cidade de Lagarto, no Sergipe, Joel Fonseca chegou em Diadema nos anos 1980 e rapidamente se identificou com as causas sindicais e do Partido dos Trabalhadores. Morador de Diadema há mais de 40 anos, Joel foi vice-prefeito de Diadema entre 2001 e 2008, secretário de Desenvolvimento Econômico no período e, por seis meses, administrou a Prefeitura, se tornando o primeiro prefeito negro a governar Diadema.

“Esta homenagem está alicerçada em ações concretas que o Joel fez para Diadema, pelo trabalho de toda uma vida em favor da cidade. Eu vi que neste ano foi concedido título de cidadão a quem nunca pregou um prego numa barra de sabão nesta cidade, mais como peça de marketing do que por merecimento. No caso do Joel, é completamente diferente. Ele fez muito por esta cidade”, destacou o prefeito Filippi.

Filippi lembrou do período em que houve convergência de mandatos dele e Joel com o governo do presidente Lula, a partir de 2002. Em quase uma década, Diadema registrou crescimento econômico de 9% ao ano. Em 2007, o impulso foi de 13%.

“Esses números mostram que havia sinergia de políticas indutoras da nossa economia na esfera nacional e aqui em Diadema. Foi uma atuação acertada da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, que Joel estava à frente, que permitiu esse avanço da economia, gerando milhares de empregos ao mesmo tempo em que os trabalhadores também tinham suas conquistas salariais”, relembrou.

Outra passagem rememorada por Filippi foi quando, em 2006, o presidente Lula pediu para que ele pudesse coordenar parte do programa de governo. Filippi se licenciou por seis meses. “O Joel me passou uma tranquilidade imensa, tocou a Prefeitura com competência e lealdade, marcas da personalidade dele”, disse.

Joel Fonseca, hoje diretor de Desenvolvimento Econômico do Consórcio Intermunicipal Grande ABC, se mostrou emocionado com a homenagem. “Hoje é um dia de muita emoção, é mais difícil falar aqui do que numa greve ou numa mesa de empresários”, afirmou Joel, que destacou toda a luta por políticas de combate ao racismo. “Eu continuo na luta para que os meus netos não sofram a discriminação que infelizmente ainda existe em nossa sociedade”.