O presidente Lula esteve nesta sexta-feira visitando as obras do CEU de Diadema, no Jardim Promissão, e disse ter ficado encantado com a grandiosidade do projeto. Ele declarou que vai cobrar do prefeito Filippi que todos os bairros também contem com uma estrutura da envergadura do CEU: “Diadema é uma cidade que merece muito”.
A agenda serviu para o presidente Lula conhecer a maior obra educacional da história de Diadema e que está em curso na periferia do município, na área com maior adensamento populacional da cidade. O prefeito Filippi detalhou a concepção e os passos do empreendimento ao presidente Lula e à caravana de ministros que tinha Luiz Marinho (Trabalho e Emprego), Camilo Santana (Educação), Alexandre Padilha (Relações Institucionais) e Paulo Teixeira (Desenvolvimento Agrário).
Lula exaltou o projeto e, em discurso, falou da importância da educação para o processo de formação de cidadãos e de oportunidades. “A educação transforma, liberta, muda a vida de uma pessoa. São projetos como esse do CEU de Diadema que serão a força da transformação que queremos ver neste País”, comentou o presidente, que cumprimentou os trabalhadores e recebeu presente de estudantes de Diadema.
O CEU de Diadema tem investimento de R$ 138 milhões, sendo R$ 90 milhões de recursos do governo federal. “O presidente Lula é sócio majoritário da nossa obra”, brincou o prefeito Filippi. “Esse mesmo projeto de construção do CEU de Diadema eu levei, em 2021, para o ministro da Educação do antigo governo e nunca tive resposta. Assim que o presidente Lula assumiu, em 2023, voltei lá para Brasília. As portas tinham sido abertas de novo”, lembrou o prefeito.
Ministro da Educação, Camilo Santana foi outro a elogiar a proposta do CEU de Diadema. “O presidente Lula pediu para eu receber o prefeito Filippi porque ele tinha um projeto para me mostrar. Quando eu vi, fiquei encantado e logo me interessei em ter parceria para erguer esse equipamento tão importante para Diadema”.
Camilo Santana também lembrou que Diadema foi uma das 100 cidades do Brasil que vão ganhar um Instituto Federal. “Estamos com tratativas avançadas para adquirir um prédio que já existe, o que vai acelerar demais o início das atividades do Instituto Federal”. Outra obra educacional que já teve começo de formulação é a construção da segunda unidade do CEU, na Emeb Fabíola Goyano, no Jardim Inamar.
A unidade do Promissão terá 25 mil metros quadrados de área construída, em um complexo com três edifícios escolares e amplos espaços para práticas esportivas e culturais: quadra poliesportiva, salas de ginástica, piscinas cobertas para aulas de natação, hidroginástica e atividades recreativas, além de teatro, cineteatro e oficinas culturais.
Fotos: Luís Fortes/MEC e Ricardo Stuckert/PR