A juíza da 1ª Vara Cível de Diadema, Erika Diniz, ordenou nesta quarta-feira (8) a exclusão de notícia falsa sobre José de Filippi Júnior, pré-candidato do PT à prefeitura de Diadema, das redes sociais. É mais uma denúncia acatada pela justiça na busca pela verdade na internet. Também foi estabelecida multa diária em caso de não cumprimento da medida judicial.
Ainda nesta quarta-feira, o Facebook anunciou a remoção de uma rede com 73 contas ligadas a integrantes do gabinete de Jair Bolsonaro, seus filhos e aliados. Essa rede promovia propagação de ódio e ataques políticos. Uma das armas utilizadas era a propagação de fake news. Alguns dos responsáveis pelas contas nas redes sociais fazem parte do chamado “Gabinete do Ódio”, núcleo bolsonarista ligado a redes sociais formado por assessores de Bolsonaro e de seus filhos, conhecidos por propagar mensagens de ódio e notícias falsas contra adversários políticos.
As fake news fazem mal a democracia e envenenam o debate político. Segundo pesquisa realizada pelo Datafolha no final de junho, 81% da população enxerga as fake news como uma ameaça a democracia.
Se você souber de alguma notícia falsa sobre o Filippi, denuncie no nosso canal de WhatsApp. Clique aqui e faça sua denúncia.