A educação foi uma das áreas que mais se destacaram no legado deixado pelo PT e Filippi em Diadema. Foram várias realizações que trouxeram melhores condições de vida para os moradores de todas as idades. Veja cinco grandes obras petistas:
1 – Inauguração da Fundação Florestan Fernandes em 1996Com a Fundação Floresta Fernandes, inaugurada na primeira administração de Filippi, os moradores de Diadema ganharam a oportunidade de fazer cursos profissionalizantes e melhorar sua formação técnica para o mercado de trabalho. Somente entre 2009 e 2012, período da última administração petista na cidade, quase 10 mil alunos foram formados pela Fundação.
2 – Criação do Projeto Adolescente Aprendiz em 2002
Investir na educação também ajuda na segurança pública. Uma das medidas sociais que ajudaram na redução dos índices de violência em Diadema foi a criação do Adolescente Aprendiz, que focava os jovens e adolescentes entre 14 e 15 anos, com pagamento de bolsa-auxílio e atividades culturais, de esporte e lazer. Entre 2002 e 2012, foram atendidos mais de 10 mil adolescentes. Os números de homicídios na faixa etária de 10 a 25 anos, foco do programa, caíram de 112 para 8 em números absolutos no período.
3 – Programa Creche Lugar de Criança, selo Prefeito Amigo da Criança e maisEm 2004, a Fundação Abrinq, uma das mais importantes instituições brasileiras de defesa dos direitos da criança e do adolescente, premiou a administração de Filippi em Diadema com o selo Prefeito Amigo da Criança. Foi um reconhecimento pelas ações positivas na educação municipal. Uma dessas ações foi o Programa Creche Lugar de Criança, que ajudou a universalizar o atendimento escolar infantil. Escolas foram municipalizadas, creches construídas e foi ampliado o número de vagas e atendimento em creches. Teve também a implantação do Programa Mais Educação, com escola em tempo integral e atividades de lazer e cultura nas Escolas do ensino fundamental. Quer ver a lista completa das creches e escolas reformadas ou construídas pelo PT? Acesse aqui a página com os feitos das administrações petistas por área de atuação e clique em Educação.
4 – Instalação do Campus da Unifesp em 2007No terceiro mandato como prefeito, Filippi trouxe para a cidade um campus da Universidade Federal de São Paulo (Unifesp). Denominado Instituto de Ciências Ambientais, Químicas e Farmacêuticas, o campus reforça a vocação econômica do município no setor químico e de meio ambiente. Fundada em 1938, a Unifesp é uma das universidades mais conceituadas do país, com mais de 11 mil alunos nos seis campi espalhados pelo estado de São Paulo.
5 – MOVA e a erradicação do analfabetismo entre adultos
A educação do PT em Diadema também teve um olhar para os jovens e adultos que ainda não haviam cursado a escola. Em 1995, na primeira administração de Filippi, foi criado o Mova (Movimento de Alfabetização de Adultos), articulado com o Sindicato dos Metalúrgicos do ABC. O movimento depois se espalhou por todas as cidades do Grande ABC, ajudando a alfabetizar jovens e adultos e promovendo inclusão social.
Nesta quarta-feira (15), a partir das 19h, Filippi baterá um papo ao vivo no Facebook e no YouTube sobre a importância da educação técnica e profissionalizante no pós-pandemia. Filippi e os convidados vão falar sobre o papel da Fundação Florestan Fernandes neste cenário. Clique aqui e saiba mais sobre esse bate papo.