Uma política pública de renda básica permanente e que faça o dinheiro circular por mais tempo dentro dos municípios pode ser uma das saídas para a crise econômica agravada pela pandemia do coronavírus. Esse foi o argumento do Trocando Ideia Com Filippi da última quarta-feira (29), que recebeu o presidente da Associação Nacional de Bancos Comunitários e criador do Banco Palmas, Joaquim Melo, e o presidente da Rede Brasileira de Renda Básica, Leandro Ferreira.
Filippi e os convidados conversaram sobre as cidades que já possuem políticas de renda básica permanente e bancos comunitários que fazem o dinheiro girar por mais tempo dentro dos municípios, como Maricá (RJ) e Limoeiro de Anadia (AL). Eles também debateram os efeitos positivos do pagamento de Auxílio Emergencial na economia nacional, o que potencializou o efeito de políticas como o Bolsa Família, trazendo mais renda aos mais pobres e diminuindo os efeitos da crise da pandemia.
Leandro e Joaquim enfatizaram que essas políticas só dão certo se houver vontade política dos governantes. O debate também trouxe outras propostas para a economia das cidades, apostando na criatividade e na ousadia para enfrentar a crise.
Assista abaixo ao vídeo completo da live: