O Partidos dos Trabalhadores é diferente dos outros partidos por ter lugar de fala e também de escuta da população na hora de fazer as políticas públicas. E Diadema foi um dos principais laboratórios do partido para desenvolver a escuta da população, criando mecanismos e espaços físicos para que os moradores pudessem participar da administração. Veja cinco ações que aumentaram a participação popular nas decisões da cidade.
1 – Implantação do Orçamento Participativo em 2001
A partir do segundo mandato (2001 a 2004), Filippi implantou o Orçamento Participativo (OP) na cidade, aumentando a participação popular na administração. O OP é uma das marcas das administrações petistas em todo o País e foi criado em 1989, na prefeitura do PT em Porto Alegre.
2 – Conselhos municipais para debates nos bairros
Para deliberação do Orçamento Participativo, foi necessário criar organismos em cada local da cidade. Um total de 23 Conselhos Municipais espalhados por todas as regiões atuavam na elaboração e execução de políticas públicas. Com as demandas colhidas nos conselhos, o PT reorganizou o espaço público de Diadema. Sabe aquele rua que foi asfaltada no seu bairro? O pedido apareceu primeiro em um conselho municipal, foi para o Orçamento Participativo e virou realidade.
3 – Centros Comunitários para aproximar a população
Espaços de convivência e troca de ideia, os Centros Comunitários estimulam a participação popular e a organização nos locais. Com o PT na prefeitura, foram construídos ou reformados 29 centros comunitários em todas as regiões de Diadema.
4 – Criação do Portal Cidade na internet, com serviços e mais transparência
Além das políticas públicas e dos espaços físicos nos bairros, o PT também atuou na internet para aproximar a população da administração virtualmente. O Portal Cidade era um site com serviços, notícias e canais de comunicação direta entre a administração municipal e a população, garantindo todas os canais de controle e transparência por parte do cidadão, que podia fiscalizar todas as ações da prefeitura. Hoje, infelizmente, esses canais estão inoperantes.
5 – Criação do Projeto Diadema Conectada
Além do portal, as administrações do PT também democratizaram o acesso a internet, criando o projeto Diadema Conectada. Eram 5 zonas da cidade com conexão wifi, internet livre e gratuita (Complexo Praça da Moça/Teatro Clara Nunes, Casa da Música e Ginásio Airton Sena, Cine Teatro Eldorado, Casa do Hip Hop, Clube Mané Garrincha e Centro Cultural Heleny Guariba) promovendo inclusão digital, mais informação e participação. Todas as praças foram desativadas pela atual administração.
E você, quer participar da construção do plano de governo participativo do Filippi, o Diadema de Toda Gente? Clique aqui e acesse o site. Você pode deixar sua reclamação ou sugestão do que precisa melhorar na cidade. O espaço é todo seu!